sexta-feira, 23 de outubro de 2009

Crazy Train

A trip pelo leste europeu não seria clássica se não usássemos trens, então ainda em Praga compramos os trechos para as três cidades seguintes.
A primeira delas: Cracóvia (Polônia).
A compra das passagens foi meio confusa (muito!), mas depois de muito conversar com o vendedor de passagens e ver os mil tipos e preços, conseguimos comprar.
O maior problema que enfrentaríamos seria que teríamos que fazer duas baldeações antes de chegarmos na Cracóvia.
“Tudo bem, a gente se vira” - pensamos. Porém os bilhetes vieram escritos em tcheco... É incrível como é fácil se perder nessas situações!
A primeira baldeação foi tranqüila, mas na segunda, havia cinco plataformas e não fazíamos a menor idéia de qual teríamos que ir. Nosso primeiro trem se atrasou, então chegamos em cima da hora do outro sair, logo não dava pra perder tempo.
“Sem problemas, vamos perguntar a alguém”. Se alguém falasse inglês...
Estávamos numa estação de trem de uma cidadezinha da Polônia onde (naturalmente) se fala polonês, e só!
Quando a necessidade aperta, a vergonha afrouxa então fomos perguntando a todas as pessoas, até que apareceu um cara que falava inglês. Na mesma hora, veio um anúncio no alto falante (em polonês, claro) e o cara disse: Plataforma 2. Corram que o trem de vocês está saindo!
Estávamos na plataforma 5 e saímos correndo com nossas mochilas de 15 kg nas costas mais a de ataque na frente... Linda cena...
Quando chegamos, a porta do trem já estava fechada, aí o Marcelo apertou o botão e ela abriu. Nisso eu pulei pra dentro do trem. Ele pulou em seguida, a porta fechou e o trem começou a andar! Momento Indiana Jones!

Dica: Pelo que andei lendo e mais minhas experiências, é melhor comprar as passagens de trem no Brasil. Às vezes sai mais barato e menos confuso.
Euro Railways, Rail Europe e DB Bahn são alguns sites que se pode usar para tal.


Viu como é fácil ficar desorientado!

No trem.

Um comentário:

  1. Eu já passei por algo parecido na China. Cheguei na estação com meia-hora de antecedência, procurei, procurei e não achava a plataforma porque o bilhete estava em Chinês e ninguém falava inglês. A diferença é que era na principal estação de Beijing. Teve até um cara cobrando pra dizer onde era a plataforma. Até que por sorte, faltando 5 minutos achei o local.

    ResponderExcluir