sábado, 10 de julho de 2010

O compositor e o bigode

A Eslováquia foi o último país do leste europeu e saindo de lá entramos na sua vizinha Áustria. Como primeira parada, fomos pra cidade de Mozart: Salzburgo.

A cidade, que fica na beirola da Alemanha, faz muita referência a seu filho mais ilustre. É possível visitar a casa onde ele morou (preferimos não ir, pois dizem que é só uma casa sem nada demais) e pode-se comprar de tudo com o nome dele. Eu comprei um imã de geladeira e um CD, mas acho que não foi ele quem o gravou...

Outro ícone histórico famoso, não muito amado, que andava pela região era Hitler. O alemãozinho curtia os Alpes austríacos e escolheu esse lugar pra construir uma casa e uma base de reuniões, o Ninho da Águia (Eagle’s Nest).
Muitos pensam que o Eagle Nest era a casa dele, mas na verdade era só um local aonde ele ía para se reunir com outros figurões como Mussollini e curtir um visu dos Alpes (o bigodinho tinha bom gosto nesse quesito!). Quando ele ficava na região, dormia em sua casa na base da montanha.
Como a gente curte muito montanha e Segunda Guerra Mundial, é claro que fomos no Eagle Nest!
Pra ir lá pegamos uma excursão no hotel que estávamos, que nos leva de ônibus até o elevador (de ouro, usado por Hitler), e lá a gente subiu até o Ninho da Águia.
O visual é eletrizante e dá vontade de ficar por horas olhando as montanhas nevadas, mas como estávamos em uma excursão, tínhamos tempo cronometrado pra ficar lá em cima (p*taqueopariu, viu!).
Não sei como se faz pra ir pra lá sem excursão, mas se houver um jeito, gostaria de tê-lo conhecido.

Na volta pro hotel, paramos perto de uma outra montanha e, por sugestão de um casal mineiro que conhecemos, desertamos da excursão e subimos a montanha.
É, eu sabia que deveria ter anotado o nome da tal montanha... Quando lembrar eu escrevo aqui...
Passamos umas boas horas lá em cima, com mais um belo visual dos Alpes e a companhia do Luiz e da Cristina (os mineiros, uái!). Batemos um rango e tomamos uma cerva lá também!

No dia seguinte demos o tradicional role a pé pela parte central da cidade e fomos no Castelo Hohensalzburg. Ele fica no alto da montanha Festungsberg (desde a cidade, vê-se uma escarpa, na verdade) e de lá tem-se uma vista bem maneira de Salzburgo e o rio Salzach.

A noite é cheia de pubs e bares-boates no centro, mas não se pode entrar com boné em nenhum deles (os seguranças mandam você tirar o boné para entrar nos lugares, sei lá por que!).


Entrada para o elevador de Hitler

O Ninho da Águia

Vista desde o Ninho

Mais uma vista desde o Ninho

Alpes Austríacos

Alpes Austríacos

De dentro do Ninho

Alpes Austríacos

Jardins do Palácio Mirabell e o Castelo Hohensalzburg ao fundo

A cidade de Salzburgo e o rio Salzach

4 comentários:

  1. nossa, bem legal as fotos, da vontade de viajar tbm, aliás, tava procurando uma barraca nova, encontrei um site legal, fica aí a dica
    http://www.equipamentoscamping.com.br

    ResponderExcluir
  2. Adorei a nova postagem de fotos e o texto... Pra variar estou encantada!

    ResponderExcluir
  3. Putaqueparola muleque ! tenho que ir nesse lugar.

    ResponderExcluir
  4. Daniel parabens pelo blog!! Bem eu estive lá no Ninho da Águia e fui de carro até aquele ponto onde se pega o onibus para o acesso até a entrada do tunel que dá acesso ao elevador dourado. Ali é o máximo que se chega de carro! Adorei a vista e tudo mais...vc pode voltar a pé inclusive, se quiser, descendo as montanhas pela trilha!
    Ah só como dica aquela lareira que tinha na sala de reuniões do Ninho da Águia foi presente de Mussolini para Hitler. Cabe ressaltar que o ninho da Águia foi presente que Hitler ganhou de seu braço direito, no aniversário de 50 anos e era lá que os nazistas guardavam as obras valiosas roubadas dos judeus e os vinhos roubados dos franceses. O ninho só não foi destruído porque quando os americanos chegaram lá a guerra já tinha terminado e tambem porque ficaram tomando todos os vinhos e levaram as obras obras roubadas!!! Ladrão roubando ladrão literalmente!!!
    Drica

    ResponderExcluir