De volta
a Europa, desta vez para conhecer uma parte do leste e norte do continente. A
Eurotrip 2010 foi em maio/junho e começou por Moscou.
A
gigante cidade é, até hoje, uma das mais (senão a mais) interessantes da Europa
na minha opinião.
A
arquitetura de lá é bem diferente da do resto do continente, por causa da religião
(católica ortodoxa) e todo o lance do governo socialista, imagino eu.
Cheguei
pelo aeroporto Domodedovo e sem muita dificuldade peguei um trem para o centro
da cidade (o site do
aeroporto diz como é possível ir de lá até o centro).
Do
centro até meu albergue fui de metrô, que não deixa nada a desejar para o de
Londres ou Paris, pois possui 305km de extensão e 185 estações, levando mais ou
menos 9 milhões de pessoas por dia.
Lá vi
duas coisas bem interessantes: as roletas e as estações.
As
roletas têm um sistema contrário ao nosso: elas ficam abertas, e se você passar
sem pagar elas se fecham... E o pior é que fecham com força e bem na altura do
bigolim! Então quem tenta dar um calote no metrô, entende literalmente a
expressão “get by the balls”...
As
primeiras estações, construídas nas décadas de 30 a 50, são muito bonitas com
arquitetura semelhante a de palácios. Têm tetos e paredes trabalhadas, grandes
lustres, esculturas e quadros. Tudo remetendo a grandiosidade das obras
soviéticas.
Lendo um
pouco sobre o Metro de Moscou, vi que as
estações mais novas também são bem bonitas e têm arquitetura diferenciada.
Estação Komsomolskaya
Estação Komsomolskaya
Estação Novokuznetskaya
Estação Kiev
Estação Novoslobodskaya
Para
entender o nome das estações é um pouco mais complicado, já que é tudo escrito
em russo... Mas com o tempo você se acostuma com o alfabeto cirílico e até já
consegue ler! Vale também pedir informação pois o povo russo é muito gente boa
e prestativo, só não falam inglês muito bem...
Placas em russo. Difícil de ler...
Kievskaya
Mais placas do Metro de Moscou
Detalhe da plcaca
Escadaria do metrô
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