terça-feira, 31 de julho de 2012

Moscou - Metrô

De volta a Europa, desta vez para conhecer uma parte do leste e norte do continente. A Eurotrip 2010 foi em maio/junho e começou por Moscou.

A gigante cidade é, até hoje, uma das mais (senão a mais) interessantes da Europa na minha opinião.
A arquitetura de lá é bem diferente da do resto do continente, por causa da religião (católica ortodoxa) e todo o lance do governo socialista, imagino eu.

Cheguei pelo aeroporto Domodedovo e sem muita dificuldade peguei um trem para o centro da cidade (o site do aeroporto diz como é possível ir de lá até o centro).

Do centro até meu albergue fui de metrô, que não deixa nada a desejar para o de Londres ou Paris, pois possui 305km de extensão e 185 estações, levando mais ou menos 9 milhões de pessoas por dia.
Lá vi duas coisas bem interessantes: as roletas e as estações.

As roletas têm um sistema contrário ao nosso: elas ficam abertas, e se você passar sem pagar elas se fecham... E o pior é que fecham com força e bem na altura do bigolim! Então quem tenta dar um calote no metrô, entende literalmente a expressão “get by the balls”...

As primeiras estações, construídas nas décadas de 30 a 50, são muito bonitas com arquitetura semelhante a de palácios. Têm tetos e paredes trabalhadas, grandes lustres, esculturas e quadros. Tudo remetendo a grandiosidade das obras soviéticas.
Lendo um pouco sobre o Metro de Moscou, vi que as estações mais novas também são bem bonitas e têm arquitetura diferenciada.

Estação Komsomolskaya

Estação Komsomolskaya

Estação Novokuznetskaya

Estação Kiev

Estação Novoslobodskaya


Para entender o nome das estações é um pouco mais complicado, já que é tudo escrito em russo... Mas com o tempo você se acostuma com o alfabeto cirílico e até já consegue ler! Vale também pedir informação pois o povo russo é muito gente boa e prestativo, só não falam inglês muito bem...


 Placas em russo. Difícil de ler...

Kievskaya

Mais placas do Metro de Moscou 

Detalhe da plcaca 

 Escadaria do metrô

Nenhum comentário:

Postar um comentário