sábado, 22 de agosto de 2009

I AM Sterdam


Maconha, prostitutas, sexo no parque... Assim é Amsterdam, a cidade legalize. Além da parte liberal, também pode ser conhecida pelos seus canais, e arquitetura singular (tanto na beleza das casas quanto no erro de sua geometria).
Ficamos hospedados no Heart of Amsterdam Hostel. Um albergue com cara de hotel situado bem no meio do famoso Red Light District (o bairro das primas!).
Esse bairro se resume a duas ruas e suas transversais e além de pubs possui museus como o do sexo e o da maconha. Sua atração principal são as prostitutas nas vitrines, onde a pessoa olha e escolhe a que mais lhe agradou, assim como faz num shopping. É bem turístico e recebe visita de homens, mulheres, casais, idosos... enfim, todos vão lá para conhecer o mais famoso “centro de entretenimento” do mundo. Pra quem quer “fazer umas comprinhas”, o esquema é fast food. São 50 euro por 20 minutinhos de alegria.

Em Amsterdam também tem o free walking tour e uns bike tours. Mas não fomos a nenhum desses. Fizemos o nosso próprio walking tour e até acabamos descobrindo uma feira (dessas que temos no Brasil com frutas, legumes, etc) e comemos um morango espetacular com suco de laranja!
A cidade tem vários museus, como o Madam Tussaud (não fui) e o Heineken Experience, que é uma espécie de museu da Heineken. É bem interessante, pois faz-se uma visita guiada conhecendo toda a história da Heineken e no final rolam umas cervejinhas pra degustar. Tem também o museu da tortura, com vários objetos de tortura medieval e o museu Anne Frank. Esse último é a casa onde viveu a menina que, junto com a família, morou num sótão projetado para ser um refúgio na Segunda Guerra. A visita também é guiada e o museu é bem bacana. Muitas vezes tem uma fila grande na porta, mas vale a pena esperar um pouco para conhecê-lo.

Pra quem, como eu, é louco por futebol, tem o famoso Ajax F C. Time de glórias no passado (bi-campeão mundial 1972 e 1995), mas que atualmente não vai lá muito bem das pernas, mas mesmo assim está entre os grandes europeus e é o maior time da Holanda.
Ele tem um estádio muito bonito e nós fomos conhecê-lo no jogo contra o FC Twente. Chegando lá, não havia mais ingresso e fomos comprar com o cambista. Ficamos meios ressabiados, pois o ingresso poderia ser falso, mas fizemos uma negociação tupiniqim (o cara pedia 35 por ingresso, aí compramos dois por 50) e entramos (o ingresso não era falso!).

A noite em Amsterdam tem vários bares, pubs e boates. Muitos deles se entra de graça, mas às vezes ocorrem coisas como o que vou descrever:
Fomos entrar numa boate e o segurança disse:
- Vocês não podem entrar.
E eu: - Tá fechado?
- Não. Vocês não podem entrar.
Eu: - Tá lotado, né?
- Não. Vocês não podem entrar.
Eu: Ah, é festa particular, né?
- Não. Vocês não podem entrar!
Tomamos um face control!!!!! Não estávamos tão mal vestidos assim e não acho que nossa aparência seja “suspeita”, mas o segurança deve ter achado...
Dos lugares que nos deixaram entrar, sugiro o Smokey, Nasty Beach e o Sugar Factory.

Amsterdam foi a cidade mais legal da trip e receberá minha visita novamente num futuro próximo!

Red Light District

Canal

Mijador de rua (uma idéia simplesmente fantástica)

Outro canal

Jogo do Ajax

Jogo do Ajax

Casa torta

9 comentários:

  1. Maneiro o post! Esse mijador aí é realmente fantástico, ainda mais para épocas como o carnaval aqui no Rio. A onda agora do nosso prefeitinho é mandar enquadrar quem faz xixi nas ruas, mas qual é mesmo a outra opção? Amsterdam tem uma resposta :P

    ResponderExcluir
  2. "I AM Sterdam" Belo trocadilho hein! leva jeito pra coisa.
    Muito foda esse mijador de rua!
    Pra ficar fodão legal tinha que rolar uns "proibidões" na Red light.
    Abrç

    ResponderExcluir
  3. Mijador de rua é a solução para a fedentina do Rio!

    O trocadilho (I am Sterdam) infelizmente não é de minha autoria. Já é uma marca registrada da cidade.

    Sobre os proibidões:
    Numa das boates (Smokey) rolou uma versão dance de "Morro do Dendê"!
    Foi bem emocionante ouvir "Morro do Dendê é ruim de invadir..." mesmo que com uma batida estranha.

    ResponderExcluir
  4. Ih essa do "Morro do Dendê" é nova para mim !

    Realmente, genial esse mijador !

    ResponderExcluir
  5. Fala Daniel!!!
    Rapaz, tem que falar também que, apesar de todo esse liberalismo, as pessoas lá não perdem a linha! São civilizadíssimos! Liberalismo e democracia verdadeira só funcionam quando o povo tem educação e é consciente, desenvolvido. Do contrário, vira republiqueta das bananas.
    Quanto à geometria das casas, elas foram construídas corretamente. Mas, ao longo dos séculos, visto que a cidade foi construída sobre uma planície arenosa com forte influência marinha, o terreno está se acomodando, e resultando na deformação das estruturas. A cidade de Amsterdam foi construída numa zona que não deveria ser ocupada pelo homem, tal como as margens dos rios ou as encostas das montanhas...
    Abração
    Raphael

    ResponderExcluir
  6. Belos comentários Garoto Tchuca! Valeu pelo esclarecimento!
    Abração

    ResponderExcluir
  7. Daniel, como vc fez pra ir de Londres pra Amsterdam e de Amsterdm pra Praga? É o roteiro que fiz pra viajar com meu marido agora em setembro, mas ainda to vendo o melhor meio de fazer esses trechos. Valeu!! Layla

    ResponderExcluir
  8. Layla, esses dois trechos eu fiz de avião mesmo. Passei a usar trem só a partir de Praga.
    Falou!

    ResponderExcluir