sábado, 26 de dezembro de 2009

Polska


Em todas as cidades que fomos, procuramos nos hospedar próximos ao centro, por motivos óbvios: é mais fácil para transporte e mais próximo das principais atrações na maioria dos casos.
Na Cracóvia, ficamos no Hostel Flamingo. Um bom albergue, não muito agitado, mas com recepcionistas muito gente boa (e boa gente também...), sempre dispostas a ajudar a galera. Entretanto, a grande característica do albergue é a sua localização.
Ele fica no meio do fuzuê dos bares pubs e boates, nas cercanias da praça Rynek Glówny (Old Town Square) onde existe uma vida noturna bem agitada.
Numa caminhada de 10 minutos, passava-se por umas 8 boates e uns 15 pubs!
A maioria fica em bunkers subterrâneos da Segunda Guerra e enchem bastante nos finais de semana.
Na verdade, a cidade toda enche nos finais de semana. Quando fomos fazer a reserva do hostel, vimos que outros quatro que tínhamos selecionado estavam lotados.

Na cidade, visitamos a mina de sal Wieliczka, que é uma mina que produziu sal por muito tempo e hoje serve como atração turística. É interessante de conhecer, principalmente se você nunca foi numa mina. Eu, como sou geólogo, fiquei mais interessado nas paredes de rocha do que nas instalações do lugar. Não fica no centro, mas é bem fácil de ir de ônibus.

Fomos também no campo de concentração Auschwitz, maior campo de concentração dos nazistas. Essa visita é imperdível, apesar do clima triste e pesado do lugar. É legal ir numa visita guiada, pois se conhece a história do complexo Auschwitz-Birkenau e um pouco sobre a Segunda Guerra.
Fica a mais ou menos uma hora e quarenta do centro e dá pra ir de ônibus ou trem. O ônibus te deixa na entrada e o trem a uns 2 km de lá. A viagem de volta é sempre de reflexão no que você acabou de ver.

No último dia na Cracóvia, fomos no castelo Wawel onde se tem uma bela vista da cidade e do rio Vistula e demos o bom e velho rolé pela cidade.
À noite pegamos uma viagem de oito horas pra Budapeste num trem leito. Mais uma nova experiência com trens na Europa, dessa vez tirando um ronco sagaz!


Entrada do castelo Wawel

O papa João Paulo II (a benção João de Deus...)

 
Um pouco confuso...

3 comentários:

  1. Olá Daniel, valeu pelo comentario no meu blog! Vi q vc ja foi p/ varios lugares q eu ainda pretendo ir! Certeza q pegarei as dicas...

    ResponderExcluir
  2. Oi Daniel :)

    A passagem para Budapeste vc comprou com antecedência ou não é necessário ?

    Grata desde já!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu comprei essa passagem com antecedência, em Praga. Comprei os trechos Praga-Cracóvia e Cracóvia-Budapeste (trem noturno).

      Não sei se é tranquilo de comprar na hora.

      Abraços

      Excluir