segunda-feira, 27 de junho de 2011

Rapa Nui (parte I)

Depois das minhas andanças pela Nova Zelândia fui com meu primo, o grande Trotatorres, a Ilha de Páscoa.
Também conhecida como Rapa Nui, é um dos lugares mais remotos do planeta, e fica a 5 horas e meia de vôo de Santiago, Chile.

As grandes atrações de lá são as esculturas de pedra (moais) feitas pelo povo original, espalhadas por toda ilha e também sua costa com belas vistas.

Ficamos hospedados no camping Mihinoa, único camping e também único local que é permitido acampar na ilha (são abertas exceções para grupos de universidades que estejam realizando algum estudo).
O camping fica em Hanga Roa que é a cidade existente por lá.

Como essa viagem aconteceu inesperadamente, não tive como verificar muita coisa e não tínhamos um roteiro. Ao chegarmos lá, fomos no escritório de turismo, pegamos algumas informações, um mapa e começamos a traçar nossa rota exploratória.
Com alguma disposição para caminhar, não é muito difícil visitar as atrações próximas a Hanga Roa.

Com a companhia freqüente da chuva, que só parou no último dia, subimos até Orongo, uma espécie de vila cerimonial (pertencente ao Parque Nacional Rapa Nui). Lá do alto, tem-se a fantástica vista do vulcão Rano Kau com sua cratera alagada e da ilha Motu Nui.

Nesse local acontecia a corrida do ovo, competição que determinava o governante da ilha por um ano, dando o título de homem-pássaro a seu vencedor. Para tal era necessário ser o primeiro a nadar até Motu Nui, pegar um ovo de andorinha e levá-lo a Orongo.