sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Festival da Cachaça de Paraty


De 16 a 19 de Agosto de 2012 a pacata cidade de Paraty recebeu milhares de pessoas para o tradicional festival da cachaça. Essa foi a 30a edição e eu fui lá ver o que rolava.

Seis alambiques (Courisco, Coqueiro, Paratiana, Maré Cheia, Engenhro D’ouro e Pedra Branca) montaram estandes onde a galera degustou os diversos tipos e sabores de cachaça e ainda pôde curtir um show se não estivesse muito bêbado...

Festival da Cachaça de Paraty

Muitos restaurantes da cidade também prepararam um prato usando pinga, adicionando a experiência gastronômica ao evento. Deles destaco o Bendita’s, com uma arquitetura muita bacana e atendimento nota 10 a cargo da Carina. O prato deles era o atum selado com molho oriental e gengibre e eu achei simplesmente delicioso!

Bendita's

Restaurante Bendita's

 Restaurante Bendita's

Cervejolas no Bendita's

 Restaurante Bendita's

Atum selado com molho oriental e gengibre

 Filet de Robalo a Malfitana (outro prato muito gostoso)

Cardápio do Bendita's

Depois o cafezinho fica por conta do Café Pingado. Lá sugiro o Café tricolore ou o Café Pingado, especialidade da casa feito com café expresso, cachaça artesanal, chantilly e geléia caseira de gengibre.

Café tricolore

Segundo andar do Café Pingado 

Vista desde o segundo andar do Café Pingado

Cardápio do Café Pingado

Uma coisa bem legal foi que não houve brigas. Num lugar cheio de gente bebendo cachaça imagina-se que alguns ficariam valentes e acontecesse alguma confusão, mas não vi nem soube de nada disso.

O ponto fraco do festival foi o fato de a cidade não estar preparada para a quantidade de gente que estava lá, então acabou faltando comida nos restaurantes e até em algumas barraquinhas de rua (os famosos podrões)!
A multidão também deu uma descaracterizada no clima, transformando a tranquilidade de Paraty numa cidade crowdeada nos moldes das cidades históricas de Minas Gerais durante o carnaval...

Resumo da coisa: foi legal para conhecer o festival que eu nunca havia ido, mas pretendo voltar a Paraty fora do agito de um festival como esse para curtir o verdadeiro astral da cidade. 

Praia de Jabaquara

 Centro histórico

 Centro histórico

Centro histórico

Benedita’s Restaurante – Rua Dr. Samuel Costa, 267 – Centro Histórico – Paraty/RJ – CEP: 23970-000
Tel: (24) 3371-1445

Café Pingado – Rua Dr. Samuel Costa, 208 – Centro Histórico – Paraty/RJ – CEP: 23970-000
Tel: (24) 3371-8333

2 comentários: